Um super "Olá" à todos que visitarem esse Blog!...

Seja bem vindo(a) ao Blog Fonoaudialogando!
Aqui pretendo divulgar a Fonoaudiologia e outros assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida.
Exponho um pouco do que sei e pratico, e também procuro repassar o que adquiro nos cursos que realizo.
Exponho também uma coletânea de textos de diversos sites(resultado das "viagens" que faço pelo mundo virtual e literário, estudando, lendo, pesquisando o que há de recente e interessante no mundo da Fonoaudiologia).
O corpo humano é uma máquina maravilhosa porém necessita de todo cuidado a fim de se preservar as suas capacidades e depende exclusivamente do meio ambiente em que está inserido.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Lingua Humana

A língua é um órgão cônico com grande mobilidade, formada por 17 músculos.

É formada por 2 partes, o corpo, situado dentro da cavidade bucal propriamente dita e pela raiz, localizada entre a mandíbula e osso hióide.

A língua é um órgão formado por musculatura estriada esquelética que faz parte do sistema digestivo.

Ela é revestida por uma membrana mucosa com uma estrutura que varia de acordo com a região.

A parte de cima da língua é denominada de dorso da língua.
O sulco terminal divide o dorso em 2 partes, a anterior ou oral e posterior ou faríngea.
A parte faríngea e chamada de base da língua .
Na parte posterior do sulco está o forâme cego, onde origina-se a tireóide.

Este órgão é essencial para o começo do processo de digestão, moldando e guiando o alimento, além também, de estar relacionado ao sentido do paladar e da formação de fonemas da fala.
Participa na formação dos fonemas da fala e é o único músculo voluntário do corpo humano que não fadiga.

Nos mamíferos, este músculo encontra-se conectado à cartilagem hióide, mandíbula e aos processos estilóides do osso temporal.

Os músculos com que a língua está ligada ao crânio são denominados músculos extrínsecos, enquanto que os que formam a própria língua são os quatro pares de músculos intrínsecos responsáveis pelo movimento e alterações da forma da língua durante a mastigação e a deglutição.

A superfície ventral deste órgão é lisa, enquanto que a superfície dorsal é irregular, recoberta anteriormente por pequenas eminências denominadas papilas gustativas (estruturas especializadas que contêm as células gustativas, capazes de detectar o sabor).

A parte dorsal pode ser dividida em duas partes: a parte oral (encontrada dentro da cavidade bucal) e a parte faríngea (terço posterior da língua).
Estas duas partes são divididas por uma região em formato de “V”.

Não há papilas linguais na parte de baixo da língua. Ela é revestida com uma membrana mucosa macia que aloja, no centro, o frênulo da língua.
A parte mais acima da língua posterior (parte faringeal) não possui papilas gustativas visíveis, mas é áspera devido à presença de folículos linfáticos abaixo. Esses folículos são conhecidos como tonsilas linguais.

As papilas gustativas que compõe a língua são de quatro tipos e assumem diferentes funções:
Papilas filiformes: possuem formato cônico alongado, são muito numerosas e estão espalhadas por toda a superfície dorsal da língua. São ricas em queratina e possuem poucos botões gustativos.
Papilas fungiformes: possuem formato semelhante à cogumelos, com uma base estreita e uma porção superior mais dilatada e lisa. Estas papilas possuem poucos botões gustativos na sua parte superior e estão espalhadas irregularmente entre as papilas filiformes.
Papilas foliadas: nos humanos estas papilas são pouco desenvolvidas. Elas consistem em duas ou mais rugas paralelas divididas por um sulco presente na superfície dorsolateral da língua, e contêm muitos botões gustativos.
Papilas circunvaladas: estas constituem de 7 a 12 estruturas circulares grandes, da qual a superfície achatada se estende acima das outras papilas. Estão distribuídas na região do V lingual, na parte posterior da língua.

Cada uma das papilas circunvaladas são rodeadas por diversas depressões onde glândulas serosas, as glândulas de von Ebner, secretam seu conteúdo em seu interior.
Este arranjo semelhante a um fosso possibilita um fluxo contínuo de líquido sobre um grande número de botões gustativo presentes ao longo das superfícies laterais destas papilas, sendo que este se faz importante na remoção de partículas de alimento presentes ao redor dos botões gustativos. Isto é muito importante no mecanismo de processamento de novos estímulos por essas estruturas.
As glândulas de von Ebner também secretam uma lipase que provavelmente previne a formação de uma camada hidrofóbica sobre os botões gustativos.
Além de desempenhar este papel na língua, quando chega ao estômago, a lipase lingual é ativada podendo digerir até 30% dos triglicerídeos presentes nos alimentos.

Existem, pelo menos, quatro percepções de sabor pelos humanos: salgado, azedo, doce e amargo. Todas elas podem ser percebidas em todas as regiões linguais que possuem botões gustativos.
Estas estruturas são encontradas sobre uma lâmina basal e possuem microvilosidades em seu ápice que se projetam por uma abertura (poro gustativo).
Substâncias dissolvidas na saliva conectam as células gustativas através do poro, interagindo com receptores gustativos (sabores doce e amargo) ou canais iônicos (sabores salgado e azedo) na superfície celular.
Como resultado, há a despolarização das células gustativas, gerando uma liberação de neurotransmissores que estimularão fibras nervosas aferentes ligadas a estas células.
Em seguida, haverá o processamento desta informação pelos neurônios gustativos centrais.

Há uma teoria que diz que cada estímulo gustativo gere um padrão único de atividade envolvendo um grande número de células nervosas, o que explicaria a diferenciação dos sabores.

O nervo facial é responsável pela inervação das papilas. O glossofaríngeo inerva as papilas valadas e o 1/3 posterior da língua.

A raiz da língua é conectada com o palato pelo arco palatoglosso e com a epiglote pela prega glossoepiglótica mediana.
Em ambos os lados desta prega existem depressões de profundidade variável, as valéculas epiglóticas, que são delimitadas lateralmente pelas pregas glossoepiglóticas laterais.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Língua
http://saude.hsw.uol.com.br/lingua.htm