As trocas na Fala (Desvios Fonéticos e Fonológicos):
Esta dificuldade é mais conhecida como "trocas na fala", pois caracteriza-se pelas trocas, omissões, inversões e acréssimos de fonemas durante a fala.
Esta dificuldade é mais conhecida como "trocas na fala", pois caracteriza-se pelas trocas, omissões, inversões e acréssimos de fonemas durante a fala.
As trocas na fala podem ser classificadas em:
-desvio fonético,
-desvio fonológico
-desvio fonético-fonológico.
Aquisição fonológica do português:
A ordem de aquisição dos fonemas pela criança ocorre naturalmente de acordo com o grau de dificuldade.
A ordem de aquisição dos fonemas pela criança ocorre naturalmente de acordo com o grau de dificuldade.
Os últimos fonemas a serem adquiridos são as líquidas, principalmente a líquida não lateral r, que tende a ser adquirida pela criança após os quatro anos.
Este fonema é o último por que depende de um ato motor complexo que é a vibração de língua.
Veja a ordem de aquisição dos fonemas abaixo:
-->Plosivas: p, t, k, b, d, e g ---------- 1ano e 6 meses - 1 ano e 8 meses
-->Nasais: m, n e ñ ---------- 1 ano e 6 meses - 1 ano e 8 meses
-->Fricativas: v, f, s, z, S, Z ---------- 1 ano e 8 meses - 2 anos e 10 meses
-->Líquidas: l, R, lh, r ---------- 3 anos - 4 anos e 2 meses
-->Plosivas: p, t, k, b, d, e g ---------- 1ano e 6 meses - 1 ano e 8 meses
-->Nasais: m, n e ñ ---------- 1 ano e 6 meses - 1 ano e 8 meses
-->Fricativas: v, f, s, z, S, Z ---------- 1 ano e 8 meses - 2 anos e 10 meses
-->Líquidas: l, R, lh, r ---------- 3 anos - 4 anos e 2 meses
Os fonemas geralmente são adquiridos nesta ordem, porém a idade ilustrada para esta aquisição é a penas uma média.
Muitas crianças conseguem pronunciar estes fonemas mais precocemente e sem dificuldades, enquanto outras demoram um pouco mais, apresentando certas dificuldades que devem ser trabalhadas de preferência antes da alfabetização.
A criança deverá adquirir todos os fonemas até os quatro anos, no mais tardar quatro anos e meio.
Aos cinco anos, se as trocas persistem já passa a ser considerada uma "patologia da fala".
Desta forma, fica evidente uma maior dificuldade no tratamento da fala.
Por isso o ideal é iniciar a observação desta criança antes dos cinco anos, a fim de encaminhá-la a um especialista mais precocemente.
Isto garantirá resultados mais satisfatórios, sem correr o risco de comprometer o aprendizado escolar.
Desvio Fonético
É uma alteração miofuncional oral, ou seja, um comprometimento motor que possui uma causa orgânica.
É uma alteração miofuncional oral, ou seja, um comprometimento motor que possui uma causa orgânica.
Por exemplo: a perda de um dente pode fazer com que os sons de alguns fonemas se alterem durante sua produção; a presença de freio lingual curto, mais conhecido como "língua presa", impede a movimentação adequada da língua para a produção de certos fonemas; a mal oclusão dentária; além disso, a própria incoordenação dos movimentos dos músculos da face pode ocasionar dificuldades na fala.
Desvio Fonológico
É uma desorganização no sistema de sons da criança, não tendo nenhuma relação com comprometimentos orgânicos que afetem a produção da fala.
Desvio Fonológico
É uma desorganização no sistema de sons da criança, não tendo nenhuma relação com comprometimentos orgânicos que afetem a produção da fala.
Crianças com desvio fonológico apresentam alterações no seu desenvolvimento fonológico sem causa aparente.
Caracteriza-se pela fala espontânea quase ininteligível, com linguagem bem desenvolvida e ausência de anormalidades anatômicas ou fisiológicas nos mecanismos de produção da fala.
Desvio Fonético-Fonológico
Ocorre quando existe a presença de alteração motora e falta de compreensão dos fonemas durante a fala.
Caracteriza-se pela fala espontânea quase ininteligível, com linguagem bem desenvolvida e ausência de anormalidades anatômicas ou fisiológicas nos mecanismos de produção da fala.
Desvio Fonético-Fonológico
Ocorre quando existe a presença de alteração motora e falta de compreensão dos fonemas durante a fala.