Um super "Olá" à todos que visitarem esse Blog!...

Seja bem vindo(a) ao Blog Fonoaudialogando!
Aqui pretendo divulgar a Fonoaudiologia e outros assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida.
Exponho um pouco do que sei e pratico, e também procuro repassar o que adquiro nos cursos que realizo.
Exponho também uma coletânea de textos de diversos sites(resultado das "viagens" que faço pelo mundo virtual e literário, estudando, lendo, pesquisando o que há de recente e interessante no mundo da Fonoaudiologia).
O corpo humano é uma máquina maravilhosa porém necessita de todo cuidado a fim de se preservar as suas capacidades e depende exclusivamente do meio ambiente em que está inserido.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Áreas Cerebrais

O cérebro humano pode ser dividido em:
-->áreas de projeção e
-->áreas de associação.

As áreas de projeção são as chamadas áreas primárias e relacionam-se diretamente com a sensibilidade ou com a motricidade.

As áreas de associação são aquelas que não se relacionam diretamente com a motricidade ou a sensibilidade – são as áreas secundárias.

As áreas de projeção podem ser divididas em:
--> áreas sensitivas primárias
--> área motora primária.

Áreas Sensitivas Primárias:
- A Área Somestésica ou área da sensibilidade somática geral está localizada no giro pós-central.
É onde chegam as radiações talâmicas que trazem impulsos nervosos relacionados à temperatura, dor, pressão, tato e propriocepção consciente da metade contralateral do corpo. Existe correspondência entre as partes do corpo e as partes da área somestésica (somatotopia). Para representar essa somatotopia, existe o homúnculo sensitivo e nele chama a atenção a área de representação da mão, especialmente dos dedos, o qual é desproporcionalmente grande.
Isso confirma que a extensão da representação cortical de uma parte do corpo depende da importância funcional desta parte e não de seu tamanho.

Lesões da área somestésica podem ocorrer, por exemplo, como consequência de AVCs que comprometem as artérias cerebral média ou cerebral anterior.
Há então perda da sensibilidade discriminativa do lado oposto à lesão.
Perde-se a capacidade de discriminar dois pontos, perceber movimentos de partes do corpo ou reconhecer diferentes intensidades de estímulos (perde a estereognosia).

- A Área Visual localiza-se nos lábios do sulco calcarino no lobo occipital, sendo responsável pelo recepção visual do campo visual oposto. Sua ablação bilateral causa cegueira completa.

- A Área Auditiva está situada no giro temporal transverso anterior.
Nela chegam fibras da radiação auditiva, que se originam no corpo geniculado medial.
Lesões bilaterais causam surdez completa.
Lesões unilaterais causam déficits pequenos, pois as vias não são totalmente cruzadas.

- A Área Vestibular localiza-se no lobo parietal em uma região próxima ao território da área somestésica correspondente à face.
Portanto, está mais relacionada com a área de projeção da sensibilidade proprioceptiva do que com a auditiva, informando sobre a posição e o movimento da cabeça.

- A Área Olfatória está situada na parte anterior do úncus e do giro para-hipocampal.
Sua lesão pode causar alucinações olfatórias.

- A Área Gustativa localiza-se na porção inferior do giro pós-central (lobo parietal), próxima à ínsula, em uma região adjacente à parte da área somestésica correspondente à língua.
Lesões provocam diminuição da gustação na metade oposta da língua.

Área Motora Primária:
Ocupa a parte posterior do giro pré-central.
Igualmente ao homúnculo sensitivo, a mão é representada desproporcionalmente, demonstrando que a extensão da representação cortical é proporcional à delicadeza dos movimentos realizados pelos grupos musculares envolvidos.
As principais conexões aferentes da área motora são com o tálamo – através do qual recebe informações do cerebelo, com a área somestésica e com as áreas pré-motora e motora suplementar.
Por sua vez, a área motora primária dá origem à maior parte das fibras dos tratos córtico-espinal e córtico-nuclear, principais responsáveis pela motricidade.
As áreas de associação, por sua vez, podem ser divididas em:
*áreas de associação secundárias
* áreas de associação terciárias:
- Áreas de Associação Secundárias Sensitivas. São três:
*área somestésica secundária (situada no lobo parietal, logo atrás da área somestésica primária);
*área visual secundária (localizada no lobo occipital e se estendendo ao lobo temporal);
*área auditiva secundária (situada no lobo temporal).
As áreas secundárias recebem aferências principalmente das áreas primárias correspondentes e repassam as informações recebidas às outras áreas do córtex.
Para que se possa entender melhor o significado funcional das áreas secundárias, cabe descrever os processos mentais envolvidos na identificação de um objeto.
Na etapa de sensação, toma-se consciência das características sensoriais do objeto.
Na etapa de interpretação (gnosia), tais características sensoriais são comparadas com o conceito do objeto existente na memória do indivíduo, o que permite sua identificação.
A etapa de sensação faz-se na área primária; já a etapa de interpretação envolve processos psíquicos mais complexos que dependem da integridade das áreas de associação secundárias.
Em casos de lesões das áreas de associação secundárias, ocorrem os casos clínicos denominados agnosias, nos quais há perda da capacidade de reconhecer objetos, apesar das vias sensitivas e das áreas de projeção cortical estarem normais.
Distinguem-se agnosias visuais, auditivas e somestésicas, estas últimas geralmente táteis.
- Áreas de Associação Secundárias Motoras. São adjacentes à área motora primária, relacionando-se com ela.
Lesões dessas áreas frequentemente causam apraxias, onde há incapacidade de executar determinados atos voluntários, sem que exista qualquer déficit motor (áreas relacionadas com o planejamento do ato voluntário).
A área motora suplementar situa-se na face medial do giro frontal superior.
Suas principais conexões são com o corpo estriado via tálamo e com a área motora primária. Relaciona-se com a concepção ou planejamento de sequências complexas de movimentos e é ativada juntamente com a área motora primária quando esses movimentos são executados, mas é ativada sozinha quando a pessoa é solicitada a repetir mentalmente a sequência dos movimentos.
A área pré-motora localiza-se no lobo frontal na face lateral do hemisfério.
Nas lesões dessa região, os músculos têm sua força diminuída (musculatura axial e proximal dos membros).
Projeta-se também para a área motora primária e recebe aferências do cerebelo (via tálamo) e de várias áreas de associação do córtex.
Através da via córtico-retículo-espinal, que nela se origina, a área pré-motora coloca o corpo em uma postura básica preparatória para a realização de movimentos mais delicados, a cargo da musculatura mais distal dos membros.
A área de Broca está situada no giro frontal inferior e é responsável pela programação da atividade motora relacionada com a expressão da linguagem.
Lesões da área de Broca resultam em déficits de linguagem (afasias).
A área de Broca está situada em frente à parte da área motora que controla os músculos relacionados com a vocalização.
-Áreas de Associação Terciárias:
Recebem e integram as informações sensoriais já elaboradas por todas as áreas secundárias e são responsáveis também pela elaboração das diversas estratégias comportamentais.
- A Área Pré-Frontal compreende a parte anterior não-motora do lobo frontal.
Ela recebe fibras de todas as demais áreas de associação do córtex, ligando-se ainda ao sistema límbico.
Esta região está envolvida pelo menos nas seguintes funções: escolha das opções e estratégias comportamentais mais adequadas à situação física e social do indivíduo, assim como a capacidade de alterá-los quando tais situações se modificam; manutenção da atenção; e controle do comportamento emocional.
- A Área Temporo-Parietal compreende todo o lobo parietal inferior, situando-se entre as áreas secundárias auditivas, visual e somestésica, funcionando como centro que integra informações recebidas dessas três áreas.
É importante para a percepção espacial e esquema corporal.
Lesões nessa área originam a Síndrome da Heminegligência (e a Síndrome de Pusher), muito mais comum em lesões de hemisfério direito (mais relacionado com processos visuo-espaciais).
- As Áreas Límbicas compreendem o giro do cíngulo, o giro para-hipocampal e o hipocampo. Essas áreas estão relacionadas principalmente com a memória e o comportamento emocional.
DIVISÕES FUNCIONAIS DO CÉREBRO:
O córtex cerebral é responsável por muitas das funções mentais mais complexas e desenvolvidas, como a linguagem e o processamento de informações.
Os centros de linguagem são normalmente encontrados somente no hemisfério esquerdo do cérebro.
Área Cortical Função
Córtex Pré-frontal ---->Resolução de problemas, emoção, raciocínio.
Córtex de Associação Motora ---->Coordenação de movimentos complexos
Córtex Motor Primário ---->Produção de movimentos voluntários
Córtex Sensorial Primário----> Recebe informação tátil do corpo
Área de Associação Sensorial ----> Processa informação dos sentidos
Área de Associação Visual----> Processa informação visual complexa
Córtex Visual ----> Detecta estímulos visuais simples
Área de Wernicke----> Compreensão de linguagem
Área de Associação Auditiva ----> Processamento de informação auditiva complexa
Córtex Auditivo ----> Detecta qualidades básicas do som (tom, intensidade)
Centro da Fala (Área de Broca) ----> Produção e uso da fala
Hipotálamo
O hipotálamo apresenta importante papel na regulação de hormônios, temperatura corporal, glândulas adrenais e muitas outras atividades vitais.
É o intermediário do cérebro em traduzir as emoções em resposta física.
Sinais físicos de medo ou excitação como aumento de batimentos cardíacos e respiração ofegante são gerados no hipotálamo.
O hipotálamo também é o centro de controle da fome e da sede.
Tálamo
O tálamo contém células nervosas que levam a informação de quatro sentidos (visão, audição, paladar e tato) para o córtex cerebral.
Sensações de dor, temperatura e pressão também são enviadas através do tálamo.
Glândula pituitária
A glândula pituitária responde a sinais do hipotálamo na produção de hormônios como o hormônio tireóide-estimulante, o hormônio adrenocorticotrófico, prolactina, hormônios sexuais folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH), hormônio de crescimento (GH), hormônio melanócito-estimulante e o neurotransmissor dopamina.
Córtex cerebral
O córtex é a parte mais desenvolvida do cérebro humano é responsável pelo pensamento, raciocínio, funções cognitivas, processos de percepção sensorial (visão, audição, tato e olfato) e a capacidade de produzir e entender a linguagem.
O córtex é dividido em dois hemisférios (esquerdo e direito) e subdividido em lobos (frontal, parietal, temporal e occipital)
Hipocampo
O hipocampo é uma estrutura pertencente ao sistema límbico, importante para a consolidação da memória recente.
O armazenamento da memória de longo prazo está relacionado ao córtex cerebral.
Tronco encefálico
O tronco encefálico é a região responsável por muitas funções básicas como o controle da respiração, batimentos cardíacos e o diâmetro de vasos sangüíneos.
Medula espinhal
A medula espinhal está relacionada a aferência sensorial, a organização dos reflexos e a referência motora somática e autonômica.
Cerebelo
O cerebelo coordena as instruções para o controle motor e para manter o equilíbrio e a postura corporal.
Há evidências também de que o cerebelo possa armazenar uma sequência de instruções para movimentos realizados com frequência e movimentos repetitivos.

Lobo frontal
O lobo frontal abriga a área motora responsável pelo planejamento e execução dos atos motores voluntários.
A faculdade de planejamento, representação mental do mundo externo, produção da fala, comportamento emocional e personalidade também são atribuidos aos lobos frontais
Lobo parietal
O lobo parietal está envolvido na recepção e processamento das informações sensoriais do corpo.
Lobo temporal
Os lobos temporais estão relacionados à memória, à audição, ao processamento e percepção de informações sonoras, capacidade de entender a linguagem e ao processamento visual de ordem superior.
Lobo occipital
Os lobos occipitais são especializados no processamento e na percepção visual.
O cérebro consiste de grandes regiões, cada uma responsável por algumas das atividades vitais. Estas incluem o tronco encefálico, o sistema límbico, o cerebelo, o diencéfalo e o córtex cerebral.
O tronco encefálico, situado acima da medula espinhal é a região responsável por muitas funções básicas como o controle da respiração, batimentos cardíacos e o diâmetro dos vasos sangüíneos. Esta região é também importante para o controle dos movimentos.
Muitos nervos da face e da cabeça tem sua origem na ponte e estes nervos regulam alguns movimentos dos olhos, expressão facial, salivação e paladar.
Juntos com os nervos da medula espinhal, os nervos da ponte também controlam a respiração e o senso de equilíbrio do corpo.
A medula espinhal está relacionada à aferência sensorial, à organização dos reflexos e à referência motora somática e autonômica.
Acima do tronco encefálico e escondido sob o córtex cerebral, há um conjunto das mais primitivas estruturas do cérebro denominado sistema límbico.
As estruturas do sistema límbico (amídala, hipocampo e nucleus accumbens) estão envolvidas em muitos dos processos emocionais, particularmente aqueles relacionados à sobrevivência como medo, raiva, dor, prazer, docilidade, afeição e emoções relacionadas ao comportamento sexual.
O sistema límbico também está envolvido em sentimentos de prazer, como aqueles experimentados durante o ato de comer e no ato sexual.
Duas estruturas do sistema límbico denominadas amídala e hipocampo também estão envolvidos nos processos de memória.
O hipocampo está localizado na base do lobo temporal do córtex cerebral, perto de muitas associações nervosas.
Seu nome se deve à sua semelhança ao formato de um cavalo-marinho (“hipo” = cavalo).
O hipocampo, assim como outras partes do sistema límbico, trocam sinais constantemente com todo córtex cerebral.
Tem sido demonstrado que o hipocampo é uma estrutura importante para a consolidação da memória recente.
Em contrapartida, o armazenamento da memória de longo prazo está relacionada ao córtex cerebral.
O cerebelo, que representa somente um oitavo do peso total do cérebro, coordena as instruções para o controle motor e para manter o equilíbrio e a postura corporal.
Também desempenha importante papel em algumas formas de aprendizado motor.
Desta forma, uma lesão no cerebelo resulta na falta de coordenação dos movimentos.
O cerebelo exerce seu controle motor de momento a momento.
Ele utiliza a informação de várias origens e processa os dados sobre a posição do corpo, comprimento do músculo e tensão muscular.
O cerebelo não é, portanto, somente o iniciador dos movimentos, mas um local para a reorganização e refinamento das instruções para os movimentos.
Há evidências também de que o cerebelo possa armazenar uma seqüência de instruções para movimentos realizados freqüentemente e movimentos repetitivos.
O diencéfalo que está localizado em posição inferior aos hemisférios cerebrais, contém o tálamo e o hipotálamo.
O tálamo consiste de duas massas ovais, cada uma encaixada em um hemisfério cerebral, ligados por uma ponte.
Ele contém células nervosas que levam a informação de quatro sentidos (visão, audição, paladar e tato) para o córtex cerebral.
Somente o sentido de olfato envia sinais diretamente para o córtex, sem passar pelo tálamo.
Sensações de dor, temperatura e pressão também são enviadas através do tálamo.
O hipotálamo, apesar de seu tamanho relativamente pequeno (do tamanho da unha do polegar) controla uma série de funções vitais.
No sistema autônomo, o hipotálamo estimula os músculos lisos (vasos sangüíneos, estômago, intestino) e recebe impulsos sensoriais dessas áreas.
Também apresenta importante papel na regulação de hormônios, temperatura corporal, glândulas adrenais e muitas outras atividades vitais.
O hipotálamo é o intermediário do cérebro em traduzir as emoções em respostas físicas.
Quando sentimentos intensos como raiva, medo, prazer e excitação são gerados na mente, o hipotálamo envia sinais para as mudanças fisiológicas através do sistema nervoso autônomo e através da liberação de hormônios da glândula pituitária.
Sinais físicos de medo ou excitação como aumento dos batimentos cardíacos e respiração ofegantes são gerados no hipotálamo.
- GILLEN G, BURKHARDT A. Stroke Rehabilitation – A Function-Based Approach. Ed.Mosby, 1998.