Um super "Olá" à todos que visitarem esse Blog!...

Seja bem vindo(a) ao Blog Fonoaudialogando!
Aqui pretendo divulgar a Fonoaudiologia e outros assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida.
Exponho um pouco do que sei e pratico, e também procuro repassar o que adquiro nos cursos que realizo.
Exponho também uma coletânea de textos de diversos sites(resultado das "viagens" que faço pelo mundo virtual e literário, estudando, lendo, pesquisando o que há de recente e interessante no mundo da Fonoaudiologia).
O corpo humano é uma máquina maravilhosa porém necessita de todo cuidado a fim de se preservar as suas capacidades e depende exclusivamente do meio ambiente em que está inserido.

sábado, 9 de abril de 2011

Quando uma criança começa a falar?

Quando uma criança deve começar a falar?

Uma criança aos 12 meses usa mais a comunicação através de choro, gestos, olhar, gritos, sorriso do que a linguagem, mas já inicia a procura da comunicação através da fala e linguagem.

Por volta dos 2 anos já deve ser capaz de usar a comunicação para interferir no meio em que vive. Deve ter habilidades comunicativas tais como o uso de algumas palavras para pedir, mandar, nomear, negar, etc.
Além disso, já deve compreender situações que envolvam linguagem e atender as solicitações daqueles que com ela interagem.

Meu filho me entende, mas não fala. O que devo fazer?
Não é esperado que uma criança depois dos 2 anos tenha uma defasagem grande entre a compreensão da linguagem e expressão oral.
Por exemplo: entende tudo o que lhe é solicitado, mas não consegue se expressar através de palavras, ainda que use gestos para se fazer compreender.
Neste caso é importante que um fonoaudiólogo avalie a criança para conhecer as causas dessa defasagem, poder orientar a família e, se necessário, interferir de forma terapêutica.

Meu filho fala errado. Será que ele vai superar isso sozinho? Até quando esperar para pedir ajuda?
Às vezes por volta dos quatro anos à criança ainda troca alguns sons da fala, mas é importante avaliar se isto ocorre por uma questão de desenvolvimento ou se há algum desvio nesse processo.
Um fator importante desde o início do desenvolvimento é observar a inteligibilidade da fala, por exemplo: a criança só é compreendida pela mãe, ou tem uma linguagem peculiar que persiste por algum tempo. Sendo assim é importante levar a criança para realizar uma avaliação fonoaudiológica.

Existem algumas etapas pelas quais as crianças passam para desenvolver suas funções orais (sucção, deglutição, respiração, mastigação e fala).
Para que as funções se desenvolvam de maneira satisfatória é preciso que se respeite e estimule as etapas de desenvolvimento e evite maus hábitos orais.
Com relação aos sons (fonemas), podemos considerar os parâmetros abaixo para estarmos atentos a eventuais alterações ou dificuldades.

Fonema (som) Aquisição Fixação
/p/ /b/ /m/ /n/ → 1a 6m 3a 6m
/k/ /g/ /d/ /t/ → 2a 3a 6m
/l`/ ň/ /f/ → 2a 3a 6m
/r/ /R/ /l/ /s/ /ŝ/ →3a 4a
/z/ /v/ /ž/ → 3a 6m 4a
/ſ/ → 3a 6m 4a 6m

Legenda:
l` = representa o som do /lh/ → paLHaço
ň = representa o som do /nh/ → niNHo
r = som do R inicial ou 2 R. → Rua, cachoRRo
R = som do R aspirado (final) → floR
ŝ = representa o som de /x/ ou /ch/ → CHuva
ž = representa o som do /j/ ou /g/ com /e/ e /i/ → Gelo
ſ = representa o som do R fraco → paRa, pRato

Mais uma vez, é importante lembrar que estes são parâmetros para base de estudo, mas que existem variações de criança para criança.
PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO!

O que leva os pais a procurar atendimento fonoaudiológico:
Crianças pequenas: até 6 anos (pré-escola)

Criança que demora a começar a falar:
-Não se comunica
-Não faz questão de estabelecer nenhum contato com o outro
-Só usa gestos para se comunicar
-Só usa uma fala incompreensível
-Troca sons da fala
-Baba muito
-Parece não entender a linguagem do outro
-Parece não ouvir sons do ambiente
-Parece não ouvir sons da fala
-Gagueja
-Fala “enrolado”
-Fica rouca constantemente
-Fala com a língua entre os dentes
-Fica sempre de boca aberta
-Dorme de boca aberta
-Baba no travesseiro
-Cospe ao falar

Crianças entre 6 e 12 anos
-Não compreendem mensagens mais elaboradas ou implícitas
-São muito prolixas
-Esquecem palavras
-Gaguejam
-Falam pouco e buscam forma de comunicação alternativa
-Crianças que não conseguem ser alfabetizadas
-Trocam letras na escrita
-Passam os problemas da fala para a escrita
-Não conseguem ler direito
-Não compreendem o que lêem