Um super "Olá" à todos que visitarem esse Blog!...

Seja bem vindo(a) ao Blog Fonoaudialogando!
Aqui pretendo divulgar a Fonoaudiologia e outros assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida.
Exponho um pouco do que sei e pratico, e também procuro repassar o que adquiro nos cursos que realizo.
Exponho também uma coletânea de textos de diversos sites(resultado das "viagens" que faço pelo mundo virtual e literário, estudando, lendo, pesquisando o que há de recente e interessante no mundo da Fonoaudiologia).
O corpo humano é uma máquina maravilhosa porém necessita de todo cuidado a fim de se preservar as suas capacidades e depende exclusivamente do meio ambiente em que está inserido.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ronco e Apnéia

O ronco afeta a qualidade de vida por gerar problemas de sociais, emocionais e principalmente trazer prejuízos na saúde do paciente.
Se o caso for acompanhado de apnéia, o problema pode fica ainda pior.

Mas o que é o ronco?
O ronco é o ruído causado pelo estreitamento da região da garganta.
Esse estreitamento pode ser causado por diversas causa, como pela flacidez da região.
Essa flacidez faz com que os tecidos moles tornem-se mais volumosos e flácidos que por sua vez, atrapalha a passagem do ar, principalmente na inspiração, e quando este passa pela região há a formação do ruído.

A apnéia pode ocorrer quando essas estruturas fecham a passagem de ar momentaneamente.
A principal queixa dos pacientes que apresentam esse problema é a presença da sonolência. Quando ocorre a apnéia a única forma de retomar a respiração são os microdespertares que podem ocorrer várias durante a noite, alterando a qualidade do sono.
Além da sonolência podem apresentar cansaço, irritação, déficits de atenção, aumento de pressão arterial.

Os tratamentos são diversos:
Incluem cirurgia, farmacoterapia, dieta, uso de respiradores artificiais.
A mais nova forma de tratamento é a realizada pela Fonoaudiologia, desenvolvida pela equipe do Incor -SP.
A base desse tratamento é a realização de exercícios para fortalecer os músculos da língua e palato mole, que podem reduzir em até 40% dos sintomas e da gravidade.
Inicialmente esses são realizados de forma intensa e depois há a necessidade de manuntenção para que os músculos não voltem ao estado anterior.

Se você apresenta problemas de ronco e apnéia procure um especialista (médico otorrinolaringologista) para uma avaliação precisa de seu quadro, e se for o caso de terapia, ele mesmo o encaminhará a um profissional em Fonoaudiologia.