Um super "Olá" à todos que visitarem esse Blog!...

Seja bem vindo(a) ao Blog Fonoaudialogando!
Aqui pretendo divulgar a Fonoaudiologia e outros assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida.
Exponho um pouco do que sei e pratico, e também procuro repassar o que adquiro nos cursos que realizo.
Exponho também uma coletânea de textos de diversos sites(resultado das "viagens" que faço pelo mundo virtual e literário, estudando, lendo, pesquisando o que há de recente e interessante no mundo da Fonoaudiologia).
O corpo humano é uma máquina maravilhosa porém necessita de todo cuidado a fim de se preservar as suas capacidades e depende exclusivamente do meio ambiente em que está inserido.

sábado, 30 de abril de 2011

Manobras de Remodelação Facial

A Fonoterapia aplicada na Estética Facial, revigora a musculatura da face, reduz a tensão excessiva dos músculos (marcas de expressão) buscando equilíbrio, simetria e proporção nos traços do rosto.














Manobras de modelação orofacial e estimulação de zonas motoras da face (recursos técnicos do Conceito Castillo Morales) para equilibrar o tônus muscular dos ombros, pescoço e face e preparar a musculatura para os exercícios e as funções que serão trabalhadas em seguida em Fonoterapia Estética.

As técnicas de Castilo Morales empregadas nas fotos são:
- Regulação Orofacial: Calma Motora;
- Manobra base da cintura escapular
- Manobra base da musculatura cervical
- Manobras para regulação e modelação facial
- Estimulação da zona motora do nariz
- Estimulação da zona motora dos lábios
- Manobras para regulação e modelação facial

Dicas importantes:
-->Manter uma boa hidratação diária ajuda a manter a saúde da pele, dos músculos, da voz e do funcionamento do corpo como um todo.

-->Beba um copo de água a cada hora acordada!

-->Alimentação saudável e equilibrada é fundamental para uma boa saúde da pele, dos músculos, do organismo como um todo.

-->A mastigação equilibrada é um poderoso exercício diário. Mastigue com os dentes molares e bilateralmente.

-->Mastigar de um lado só pode causar assimetrias faciais.

-->Quando há dor ou desconforto nos músculos ou na articulação da mandíbula, seja para mastigar ou para falar, consulte um fonoaudiólogo e um dentista.

-->A fala e as expressões faciais movimentam os músculos da face. Manter estas funções harmoniosas também são ótimos exercícios diários para manter a musculatura saudável.

-->Tensões, compensações ou uso excessivo de algum músculo podem acarretar assimetrias e/ou marcas de expressão desnecessárias ou precoces.

-->Dificuldade para engolir alimentos, pode ser uma dificuldade muscular ou sintoma de alguma doença. Converse com o fonoaudiólogo e com o médico.

-->A má postura pode interferir no posicionamento da cabeça que, por sua vez, interfere na postura da mandíbula e funções orofaciais. Corpo e face ficam prejudicados.


-->Hábitos como fumar, morder as bochechas, roer unhas, morder objetos, entre outros, podem trazer prejuízos para os dentes, para a articulação da mandíbula (ATM-articulação temporomandibular) e para a face (dor, desconforto, marcas desnecessárias, função alterada...).

-->Próteses mal adaptadas ou com mais de cinco anos sem ajuste, pode interferir na saúde orofacial.

-->Piercings intra-orais modificam a dinâmica muscular. Além dos riscos à saúde (por ser um meio altamente infeccioso), altera a fala, a mastigação e a deglutição, pode haver perda da sensibilidade da língua e marcas de expressão provocadas pelo desequilíbrio da função muscular.

-->Todo tratamento odontológico que modifica o posicionamento dentário (uso de aparelhos ortodônticos, troca ou colocação de próteses, implantes dentários etc) interfere nas funções orofaciais. Antes e após a conclusão do tratamento, faça uma avaliação fonoaudiológica – isto pode prevenir problemas orofaciais futuros.



(Fonte: http://www.fonoaudiologiaemestetica.com.br).

Fonoaudiologia Estética pode evitar rugas e sinais de expressão



Fonoaudiologia Estética ou Ginástica Facial ou ainda Musculação facial.
Essa nova especialidade é recomendada para mulheres e homens a partir dos 30 anos que queiram prevenir ou diminuir os efeitos do envelhecimento precoce.

Imagine prevenir ou até mesmo atenuar o efeito daquelas ruguinhas ou marcas de expressão indesejáveis sem aplicar cremes ou botox?
Pois é, isso já é possível graças a fonoaudiologia estética, um novo tipo de tratamento apelidado de musculação da face onde o paciente exercita, alonga e relaxa a musculatura.

"Hoje em dia as pessoas só se preocupam em manter a forma somente do pescoço para baixo. Elas se esquecem que o rosto é o seu cartão de visitas".

A contração exagerada dos músculos é responsável pelo aparecimento das marcas ao redor da boca.
A tensão muscular marca e pele e, conseqüentemente, facilita o aparecimento das rugas.
Mas ao mesmo tempo, algumas regiões deixam de ser trabalhadas porque mastigamos, respiramos, engolimos ou até falamos errado.

"O grande objetivo das sessões de Fonoaterapia Estética é harmonizar o rosto, aumentando ou ativando certos músculos por meio do alongamento ou relaxamento facial".

O tratamento é indicado para mulheres e homens a partir dos 30 anos.
"Também é indicado para as pessoas mais velhas que queiram diminuir rugas ou linhas de expressão ou até mesmo para complementar o tratamento dermatológico ou plástico".

Antes de iniciá-lo, o profissional faz uma avaliação com análise dos movimentos faciais do paciente em frente ao espelho.
Durante a avaliação, é comum descobrir linhas de expressão da testa nas quais estão diretamente relacionadas a sentimentos de preocupação ou raiva.

A fonoaudióloga também faz um verdadeiro check-up dos hábitos alimentares.
É comum encontrar pessoas que emagreceram rápido ou que consomem somente alimentos pastosos, o que facilita a flacidez da pele.
Por meio dessa análise também são diagnosticadas doenças de pele ou respiratórias, como, por exemplo, a sinusite.

"Ela pode influenciar no tratamento, por isso, ele deve ser feito em conjunto com dermatologistas e outros profissionais".

O tempo médio para o tratamento varia de 12 a 20 sessões.
São realizados exercícios no consultório e o restante é feito em casa conforme com as recomendações da fonoaudióloga.

"Os exercícios devem ser realizados em casa todos os dias, para se obter resultado eficiente. Principalmente os de relaxamento e alongamento dos músculos".
Após duas semanas ou 1 mês, a manutenção deve ser feita e repetida no intervalo de três meses. Depois de aprendidas, essas técnicas acabam sendo incorporadas ao cotidiano das pessoas.

Veja alguns movimentos que podem causar o envelhecimento precoce:

Sucção:
Está diretamente relacionada com a respiração e mastigação. O desvio nessas áreas pode causar flacidez na face. Comum em fumantes.

Respiração:
A forma errada como respiramos pode trazer alterações em toda face, principalmente, na região das maçãs do rosto e nariz.
Pessoas com rinite, que respiram pela boca precisam também de tratamento médico.

Fala:
É relacionada com linhas ao redor dos lábios, olhos e testas. Quem faz caretas ou franze a testa ao falar pode causar essas marcas de expressão.

Benefícios da Fonoaudiologia Estética:

- Fortalece e sustenta a face;
- Harmoniza o estético e o funcional;
- Aumenta a oxigenação e vascularização da pele;
- Define o contorno do rosto
- Melhora a tensão e rugas entre as sombrancelhas;
- Aumenta a distancia entre os olhos e sombrancelhas;
- Suaviza os vincos das face;
- Suaviza linhas de expressão e atenua as rugas;

- Atenua ou elimina sulcos,papadas, flacidez,rugas e marcas de expressão
- Minimiza ou elimina as mímicas faciais exacerbadas ou inadequadas;
- Equilibra as forças musculares da face e pescoço;
- Proporciona a aquisição de hábitos saudáveis orofaciais e cervicais;
- Adequa à postura, a respiração, a mastigação, a deglutição e a fala.

Dicas:
- Sorria sempre que puder: O trabalho realizado pelos músculos durante o sorriso garante maçãs do rosto mais definidas e evita a flacidez nas laterais do queixo;
- Procure ingerir falimentos consistente: mastigue dos 2 lados alternadamente, mantendo o equilibrio e a força muscular, evitando flacidez;
- Limpar e hidratar o rosto com movimentos vigorosos de baixo para cima, e do meio para as laterias aumenta a circulação sanguinea e permite que os nutrientes sejam melhor absorvidos, tornando a pele mais bonita e saudável;
- Praticantes de esportes de impacto (corrida, jumpping ou ate mesmo caminhada), devem aprender a contrair a musculatura da face durante essas práticas evitando a flacidez;
- Banhos muito quentes e sauna relaxam os músculos mas causam flacidez e rugas.
- Em casos de cirurgia bariátrica (redução do estômago), o fonoaudiologo auxilia o paciente antes e depois da cirurgia, orientando sobre a forma correta de mastigar e deglutir os alimentos, assim também como meio certo de respiração, reorganizando toda a musculatura.

As Etapas da Fonoterapia Estética:
O trabalho Fonoaudiológico consiste primeiramente numa triagem e anamnese oferecida ao paciente, onde serão passadas várias orientações quanto ao funcionamento ideal da musculatura facial, higienização e cuidados.

Em seguida o paciente passa pela Avaliação Fonoaudiológica a fim de verificar o funcionamento muscular e sua relação direta com as funções estomatognáticas( respiração, mastigação, deglutição, sucção e fala) além de prevenir e identificar o aparecimento de rugas em decorrência dos excessos de expressividade facial que possam marcar a pele e hábitos posturais inadequados.

Realizada a Avaliação, o terapeuta ( Fonoaudiólogo) fará o planejamento terapêutico, no qual este consistirá das seguintes etapas:
- limpeza da pele e hidratação;
- conscientização da importância da musculatura bem trabalhada na estética facial;
- fortalecimento e adequação muscular no funcionamento das estruturas que compõe as funções estomatognáticas (respiração, mastigação, deglutição, sucção, respiração e fala);
- exercícios musculares faciais gerais;
- exercícios musculares faciais específicos e individuais;
- massagem facial ativa;
- manutenção muscular diária, em casa (tornar hábito);
- estimulação de pontos motores de face objetivando melhor tonificação muscular;
- massagem passiva com trabalho de relaxamento muscular facial;
- drenagem facial e corporal manual pré e pós cirúrgica.

O grande objetivo da Fonoaudiologia Estética consiste em realizar um trabalho de tonificação ou em alguns casos, de soltura da musculatura facial a fim amenizar e suavizar expressões faciais prevenindo ou reduzindo o surgimento de rugas e marca de expressões consideradas inadequadas de acordo com a idade do paciente e outras características a serem consideradas.

A Fonoaudiologia Estética vem complementar o tratamento dermatológico e plástico que o paciente está sendo submetido ou submeteu-se por algum período.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Fonoaudiologia e Rugas

Não é mágica nem são truques fáceis de ginástica facial.
Profissionais da fonoaudiologia descobriram que os tratamentos que corrigem problemas de fala, de mastigação, respiração e outros mais acabam suavizando determinadas linhas de expressão ou mesmo eliminando a flacidez facial.

“Pacientes com problemas de deglutição, por exemplo, podem formar rugas ao redor da boca por repetir movimentos incorretos. Percebemos, então, que os exercícios de reabilitação solucionavam a função de deglutir e também acabavam eliminando a ruga e emprestando uma fisionomia mais harmônica ao paciente”.

Alguns fonoaudiólogos preferem chamar de Estética Facial, outros denominam “trabalho terapêutico de reconfiguração facial”.

Em fevereiro de 2002, o Comitê de Motricidade Oral, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, posicionou-se frente a essa nova modalidade.
Reconheceu que os benefícios estéticos sempre acompanharam o trabalho dos fonoaudiólogos ao melhorar condições funcionais dos pacientes.
Discutia-se ali se um profissional poderia usar sua bagagem científica para obter apenas resultados estéticos.

“Não há nada de antiético”, entende a fono Daniela Verônica Zackiewicz, mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que faz parte do corpo clínico da Unidade Avançada Einstein - Alphaville.
“Embora não sejam casos patológicos, utilizamos a ciência da fonoaudiologia para enfrentar as marcas de expressão ou a falta de tonicidade no rosto dos pacientes.”

Pele sobre músculos –
Os músculos da face são responsáveis por funções básicas da nossa sobrevivência como deglutição, sucção, mastigação, mordida e fala.
A avaliação de um fonoaudiólogo irá levar em conta o total dessa atividade muscular e irá permitir um diagnóstico.
A partir dele, será feita a reabilitação, unindo fortalecimento da musculatura e conscientização.

É no conhecimento científico que o fonoaudiólogo avança em relação à simples ginástica facial.

Por exemplo: No caso de uma pessoa com bochechas caídas.
“Um esteticista sabe ver como ela mastiga?”
“A má utilização da musculatura da mastigação pode ser a causa da flacidez.
Como são os músculos que sustentam a pele, se estão tensos ou hipotônicos, provocam efeitos diversos.
Assim, cada região do rosto precisa ser abordada de forma diferente, ativada se flácida ou aliviada, se tensa.
Vale lembrar, é claro, que nem sempre uma ruga é sinal de problema fonoaudiológico.

Ver-se por dentro –
Propriocepção, esse termo difícil, é a chave para a eficácia de um tratamento em fonoaudiologia.
Ele significa ter consciência da atividade muscular envolvida na fala, na mastigação, na deglutição.
Também significa ter idéia dos esforços que a musculatura facial faz para ajudar a expressão de idéias e emoções.
Uma pessoa que vai a um fonoaudiólogo, seja uma criança com problemas de dicção ou um adulto querendo eliminar rugas, aprende a se perceber por dentro, desenvolve um olhar interno ao descobrir tensões musculares ou erros de postura.

Por exemplo, os movimentos que a língua faz para engolir saliva, para falar ou para deglutir. Quem dá atenção a eles?
As fonoaudiólogas podem mostrar se eles estão facilitando ou não o aparecimento de marcas faciais.

Cada rosto é um caso:
Por isso, as especialistas condenam a prática de exercícios faciais como os propostos por manuais ou livros.
“Além de não indicarem o exercício específico para o caso, eles não ensinam o paciente a tomar consciência das tensões específicas que ocasionam a falta de harmonia no rosto.
Por isso, estes livros podem acabar até prejudicando"

Tarde demais:
O envelhecimento da pele é inevitável, embora cada pessoa o viva em ritmo próprio. Por volta dos 30 anos, começa o processo, com a diminuição da produção de colágeno. A pele começa a perder sustentação e elasticidade.
Os exercícios da fonoaudiologia estética podem retardar o processo, ativando a circulação e, especialmente, proporcionando ganho de massa muscular no rosto.
“Se o músculo está firme, a pele não tem motivo para flacidez.

Os cuidados com a musculatura da face, no entanto, devem começar desde cedo, para liberar tensões musculares inadequadas que, quando não corrigidas, mais tarde irão se tornar rugas.
Uma pessoa pode adquirir vícios ainda bem jovem, como, por exemplo, franzir a testa para concentrar-se na TV ou para ler.
É comum ver gente com apenas 20 anos já com rugas na testa.
“Nessa região do rosto, são freqüentes os casos de hábitos de tensão errada da musculatura.
Também muita gente apóia o rosto com a mão, de um lado só, prejudicando a musculatura, tornando diferentes os lados do rosto.

Para ser totalmente eficaz, o tratamento em estética facial deve começar por volta dos 30/35 anos. Isso não quer dizer que, além dessa faixa etária, a fonoaudiologia estética seja inútil.
“Embora as marcas de expressão persistam, a musculatura que sustenta a pele pode ser tonificada e, consequentemente, produzir um rosto mais liso e mais irrigado.
“Se o paciente não for persistente e não mantiver a prática constante dos exercícios, o quadro anterior pode voltar”.

Quando a ruga é mais profunda e causou marcas na pele, o trabalho em geral é feito em dupla com um dermatologista ou até um cirurgião plástico, que farão tratamentos específicos para retirar a marca causada, enquanto o fono irá ensinar a eliminar tensões e equilibrar a musculatura.
Também há momentos em que o tratamento exige a participação de especialistas da mente.
“Libera-se tanta tensão, às vezes, que o paciente precisa procurar ajuda em outra área do conhecimento, como a psicologia".

domingo, 17 de abril de 2011

Cantoterapia

Cantoterapia

A Cantoterapia é uma aula de canto muito mais abrangente, que se propõe a aprimorar a voz cantada, mediante variados exercícios de técnica vocal associados à parte psicológica e musical do aluno.

É um poderoso caminho para o autoconhecimento.
A Cantoterapia possibilita uma melhora considerável na autoestima, autoconfiança, autovalorização e autoaceitação do indivíduo.
É uma atividade prazerosa e, ao mesmo tempo, bastante eficiente no processo de facilitar a desinibição e incrementar o grau de ousadia necessários para qualquer tipo de exposição em público.
É uma dinâmica que utiliza a música para as pessoas que querem sair da depressão, liberar a raiva, acabar com a timidez e melhorar a voz.

"Quem canta, seus males espanta".

A terapia através da música trabalha a timidez, a depressão, o stress e libera a raiva, que intoxica o organismo.
Com técnicas respiratórias, aulas de expressão corporal e de canto, propriamente dito, as pessoas aprendem a se soltar e conseguem aliviar as tensões do dia-a-dia e a enfrentar o medo.

Com pouco tempo de cantoterapia já se nota diferença. "A música faz a pessoa descobrir a própria voz, conhece os próprios recursos e limites e passa a gostar mais de si mesma".

"Na dinâmica, a pessoa aprende a fazer a troca energética com o mundo".
Para que todos os alunos possam ter atenção dos professores, é necessário que a turma de cantoterapia não ultrapasse o número de 10 a 12 pessoas.
"É necessário dar atenção a cada um deles".

As técnicas
O primeiro momento para o aluno é respirar da forma correta.
"É a hora do relaxamento, de fazer troca energética com o ambiente".
A forma correta de respirar: movimentar o diafragma. Inspira-se e enche de ar o abdômen e expiram, esvaziando o abdômen. Esta é a respiração dos bebês.

"Depois que coloca-se um espelho grande na sala, onde cada aluno´possa se ver respirando corretamente".
"A respiração é o sopro da vida".
"A respiração é o som do silêncio".

O segundo passo são as técnicas corporais usando a dança - em que os alunos acompanham o ritmo da música da forma que desejarem - e através de exercícios teatrais.

Os textos mais comuns usados em cantoterapia são os de Maria Clara Machado e Augusto Boal. Para o conhecimento corporal, utilizam o livro O corpo Fala, de Pierre Weil.

O momento mais esperado é a hora de soltar a voz:
->Começa com o aquecimento vocal, pelos vocalizes, que modula a voz sobre uma vogal.

As músicas vão dos temas clássicos aos populares.
Geralmente o carro-chefe do curso são as letras do compositor Renato Russo.
"Há alunos da 3ª idade, que acham que Renato Russo é rock e que não vão gostar. Mas acabam descobrindo o poeta e depois passam a gostar também".

->Primeiro estuda-se o poema,
->Em seguida, lêem ou cantam os nomes das notas
->E, finalmente, cantam.

E o importante é que cada um encontre o seu próprio tom.

"A intenção não é descobrir um novo Renato Russo ou outro cantor. A intenção é que, ao descobrir o seu potencial de voz, o aluno perca o medo, a timidez e mostre sua personalidade".

Os alunos aprendem a cantar e se exprimir com liberdade, vencendo suas resistências e inibições naturais, uma vez que a música atinge os sentimentos mais profundos do ser humano, sem passar pelo plano racional.

Os exercícios de Cantoterapia privilegiam o incentivo, o elogio sincero e a avaliação construtiva. Durante as aulas, enfatizam a “não competição”.

“A melhor e mais produtiva competição é com você mesmo. É superar os seus próprios limites.”

A Cantoterapia pode ainda funcionar como um valioso apoio às terapias psicológicas convencionais.

A Cantoterapia se baseia em técnicas e disciplinas de diferentes origens:
-> canto e impostação da voz,
-> análise transacional,
-> programação neurolinguística (PNL),
-> musicoterapia, expressão corporal,
-> teatro, dinâmicas de grupo,
-> biodança,
-> arteterapia
-> meditação.

Desde 1983, ano de sua criação, a Cantoterapia vem obtendo resultados surpreendentes e comprovados nas seguintes áreas da vida:
. Na capacidade de cantar de forma livre, com boa técnica e qualidade de interpretação;
. Na possibilidade de gostar e admirar a própria voz;
. Na desinibição e soltura ao se colocar em evidência;
. Na comunicação com uma plateia;
. Na saúde física (liberação da endorfina);
. Na melhora do sistema imunológico;
. Nos relacionamentos interpessoais;
. No equilíbrio emocional (pois também é um processo de relaxamento e paz interior);
. No despertar de talentos adormecidos;
. Na autoestima, autoconfiança, autovalorização e autoaceitação;
. Na utilização do canto também como um canal para a espiritualidade;

Todo ser humano pode cantar!

Cantoterapia nas empresas:
Atividade motivacional e musical em forma de seminário ou workshop com vivências de autoestima, autoconfiança e autovalorização, visando desenvolver uma capacidade salutar para lidar com as adversidades.

A Cantoterapia aplicada a empresas utiliza a música como veículo diferenciado em programas interativos, visando:
• transformar as emoções negativas em energia positiva para conquistar o equilíbrio emocional;
• o aprimoramento das relações interpessoais;
• o desenvolvimento de habilidades para lidar com mudanças;
• prevenir e administrar o estresse e as crises;
• conquistar a arte da convivência interpessoal harmônica na empresa;
• o desenvolvimento do potencial criativo individual e coletivo;
• despertar talentos adormecidos;

Os resultados são:
• melhor qualidade de vida para os colaboradores;
• harmonização dos relacionamentos interpessoais;
• maior produtividade para a empresa;

O capital humano é o maior bem das empresas.
Por isso, elas estão se transformando de organizações de cargos para organizações de pessoas.
Um ambiente de trabalho saudável e um clima interno estimulante nunca foram tão importantes. A gestão de uma empresa empenhada em que os seus colaboradores desenvolvam todo o seu potencial e se sintam efetivamente comprometidos com ela, está exigindo novas práticas e abordagens mais criativas e ousadas do que as técnicas tradicionais de administração de pessoal.

A Cantoterapia conduz a empresa à compreensão de que seus funcionários devem ser vistos como indivíduos integrais, que levam para o trabalho, além da sua capacidade física, mental e profissional, seus sentimentos e emoções.
A Cantoterapia, comprovadamente, melhora o desempenho dos colaboradores e aumenta a produtividade da empresa.
As metas serão atingidas por meio dos mais variados exercícios, além de um treinamento psicológico, que ensina como lidar com as emoções em situações de conflito ou estresse.

(Fonte:sonia joppert)

16 de Abril : Dia daVoz



O dia 16 DE Abril ficou destinado ao Dia Mundial da Voz.
Nesse dia em algumas cidades profissionais da área da Fonoaudiologia desenvolvem atividades lembrando a população quanto a importância de se cuidar da Voz.
Profissionais de Fonoaudiologia espalhados pelo Brasil, nesse dia, realizam movimentos em prol da saúde vocal.
Estudantes de Fonoaudiologia envolvem-se em campanhas da Voz e desenvolvem ações educativas voltadas para a conscientização da importância dos cuidados vocais e suas implicações na comunicação, na saúde e na cultura.

É importante levar ao conhecimento dos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho (professores, locutores, advogados, políticos, repórteres de rádio e televisão, entre outros) como se processa a voz e como devemos utilizá-la da melhor maneira durante a comunicação.
Mas penso que esse tipo de programa não deveria ser desenvolvido somente nessa data mas sim durante o ano inteiro.

A voz não é uma ferramenta importante somente aos profissionais da comunicação mas sim a qualquer pessoa. Afinal todos nós necessitamos da voz para nos comunicarmos.

Quem já não reparou o quanto é desagradável o político que durante o seu discurso tenta convencer seu público e de repente mostra-se disfônico?
É sabido que muitos profissionais apresentam alterações vocais diversas, como rouquidão, pigarros e também cansaço ao falar, muitas vezes relacionadas ao trabalho, especialmente os professores, que às vezes são afastados do trabalho.
Há casos em que é necessário até mesmo o remanejamento de sala de aula em função das dificuldades encontradas durante o uso da voz.
Sempre é bom lembrar sobre os cuidados com a VOZ.

As orientações básicas são:
-beber bastante água durante o dia todo;
-o fumo, o álcool e as drogas fazem mal para o corpo, portanto, também afetam a voz
-a alimentação, o sono e lazer fazem bem para a pessoa, interferindo positivamente na voz

A prevenção, é, antes de tudo, uma maneira segura de evitar que alterações vocais ocorram, causando prejuízos sociais, profissionais e financeiros.
A Voz bem cuidada é garantia de saúde, bem estar físico e contribui para o sucesso profissional.
Então... Previna-se!

Ao menor sinal de desconforto na emissão da sua voz, procure o fonoaudiólogo e o médico otorrinolaringologista de sua confiança.

A voz é o som produzido pela vibração das pregas vocais (também conhecidas como cordas vocais), na laringe, pelo ar vindo dos pulmões.
A falta de conhecimento da importância de certos cuidados básicos para preservar a voz pode ter como conseqüência o desencadeamento de algumas doenças laríngeas como, por exemplo, edemas, nódulos, pólipos, úlceras de contato, entre outras.

O trabalho de reeducação tem como objetivo a adequação das estruturas fonoarticulatórias e a conscientização das pessoas para o uso adequado da voz.

As alterações vocais afetam a vida pessoal, social e, sobretudo, a profissional, gerando ansiedade e angústia. Por isso, com mais razão, os profissionais que utilizam a voz como seu instrumento de trabalho, muitas vezes, necessitam de um treinamento de apoio para desenvolver o seu potencial vocal.

Noções mais detalhadas quanto a Higiene Vocal:
--> Beba água, regularmente, em temperatura ambiente, em pequenos goles. A água hidrata as pregas vocais;
--> Mantenha uma alimentação saudável e regular. Evite achocolatados e derivados do leite, principalmente quando for utilizar a voz como instrumento de trabalho, pois estes aumentam a secreção do trato vocal;
--> Evite café, bebidas gasosas e cigarro. Eles irritam a laringe. Além disso, o cigarro aumenta consideravelmente a chance de câncer de laringe e pulmão;
--> Coma uma maçã – ela é adstringente, ou seja, limpa o trato vocal e sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.
--> Na hora de acordar e levantar da cama espreguice e faça alongamentos para relaxar;
--> Durante o banho, deixe a água quente cair nos ombros, fazendo movimentos de rotação com a cabeça e ombros. Isso ajuda a diminuir a tensão do dia-a-dia;
--> Enquanto estiver falando, mantenha a postura do corpo sempre reta, no eixo, porém relaxada, principalmente a cabeça;
--> Utilize alguns horários do seu dia para descansar e relaxar, tentando poupar a sua voz;
--> Quando você estiver com uma rouquidão por mais de 15 dias, procure um otorrinolaringologista e/ou um profissional em fonoaudilogia.

Hábitos Prejudiciais
--> Evite gritar ou falar com muita intensidade: sempre que possível procure se aproximar da pessoa para conversar.
--> Quando estiver escutando música ou assistindo TV, abaixe o volume, evite competição sonora;
--> Pigarrear – essa ação provoca um forte atrito nas pregas vocais, irritando-as;
--> Ingerir líquidos em temperaturas extremas, ou seja, muito gelado ou muito quente;
--> O fumo é altamente nocivo, pois a fumaça quente agride o sistema respiratório e principalmente as pregas vocais, podendo causar desde irritação, pigarro, edema, infecção. É considerado um dos principais fatores desencadeantes do câncer de laringe;
--> O consumo de álcool em excesso também é prejudicial para as pregas vocais e tem efeito analgésico propiciando abusos vocais.;
--> Chupar balas ou pastilhas fortes quando estiver com a garganta irritada. Isso mascara o sintoma e a pessoa tende a forçar a voz sem perceber. Quando o efeito da bala passa, a irritação na garganta aumenta.
--> Ar condicionado – prejudica a mucosa das pregas vocais, pois o resfriamento é realizado através da redução da umidade do ar com conseqüente ressecamento do trato vocal, o que leva a pessoa a produzir a voz com maior esforço e tensão.
--> Evite a fala durante os exercícios físicos: qualquer exercício de esforço muscular junto com a fala irá provocar sobrecarga na musculatura da laringe;
--> Evite cantar de maneira inadequada ou abusiva em videokês ou fazer parte de corais sem preparo vocal.
--> Evite pastilhas refrescantes antes de cantar/falar. Estas geralmente têm efeito “anestésico” e você pode cometer abuso vocal sem se dar conta;
--> Evite falar em demasia em quadros gripais ou em crises alérgicas, pois o tecido que reveste a laringe está inchado e o atrito das pregas vocais durante a fala passa a ser de forte agressão.
--> Evite falar muito após o consumo de grandes quantidades de aspirinas, calmantes e diuréticos: a aspirina provoca o aumento da circulação sangüínea na periferia das pregas vocais, com a associação do atrito de uma prega contra a outra há um aumento da fragilidade capilar. Os diuréticos e calmantes ressecam as mucosas;
--> Ingerir líquidos em temperaturas extremas, ou seja, muito gelado ou muito quente; alimentos e bebidas geladas também causam choque térmico, provocando muco e edema nas pregas vocais;
--> Evite usar roupas apertadas na altura do pescoço e na cintura, pois irá dificultar a livre movimentação da laringe e também a movimentação do diafragma;
--> Evite alimentos pesados e muito condimentados, pois além de provocar azia, má digestão e refluxo de secreções gástricas, dificulta também a movimentação livre do músculo diafragma, essencial para a respiração;
--> Ar condicionado – prejudica a mucosa das pregas vocais, pois o resfriamento é realizado através da redução da umidade do ar com conseqüente ressecamento do trato vocal, o que leva a pessoa a produzir a voz com maior esforço e tensão.

A prevenção vocal só depende da conscientização de cada pessoa, pois voz é um sinal de saúde e devemos tratá-la adequadamente.

Não espere o próximo dia 16 de abril para se conscientizar quanto aos cuidados que se deve ter com o uso da voz.
Faça prevenção todos os dias! Cuide sua Voz!

sábado, 9 de abril de 2011

Cuidados com a voz durante o inverno

Para manter as cordas vocais saudáveis no inverno, é preciso tomar uma série de cuidados para evitar que dores de garganta, rouquidão e demais problemas ligados a voz, comuns nessa época, não pegue ninguém desprevenido.
Afinal, 70% dos empregos dependem diretamente da voz, além dos profissionais que trabalham com a voz estética.

Assim como as pessoas, a voz acontece de modo diferente em cada pessoa e responde de modo diferente as reações corporais.
Outro fator que também pode sofrer alterações, de acordo com a temperatura, é a resistência corporal:

"Nosso inverno é seco obrigando a respiração a se tornar mais nasal, o que é ótimo,uma vez que o nariz realiza o processo de filtragem (lembrando que no tempo seco, partículas de poeira ficam no ar). Por isso, é preciso deixar a região do trato laríngeo úmida e hidratada, tomando água com certa freqüência, o que já ajuda a manter a saúde vocal em dia. Dessa forma, evita-se o ressecamento confundido geralmente com gripe, fazendo com que a pessoa tome remédios erroneamente. Assim que aparecem os primeiros sinais, o ideal é procurar um médico".

Outra dica importante é em relação ao aquecimento corporal:
"Agasalhar o corpo de forma a protegê-lo e não sufocá-lo para que se possa trabalhar com naturalidade".

No que diz respeito ao volume da voz, é importante que não se atinja altos decibéis:
"Uma voz bem trabalhada e educada não requer esforço, portanto, recomenda-se não gritar, até porque, como o ar está mais frio a possibilidade de irritação da região afetada é ainda maior".

Bebidas como chá, café, capuccino e outras podem ser ingeridas, mas não "pelando" como recomendam os avós:
"O líquido quando está em alta temperatura agride a mucosa da boca, trato laríngeo e tudo o mais. Essas bebidas devem ser degustadas em temperatura amena (morna) e devagar. Evite bebidas derivadas de leite antes do uso da voz, elas aumentam o esforço vocal por serem muito densas e demoram a se desgrudar das paredes das vias de acesso que também são usadas, como vibração, na voz".

Já em relação a bebidas alcoólicas, o cuidado deve ser redobrado:
"É importante que vinho, conhaque e outros não sejam ingeridos antes do uso profissional da voz porque o álcool resseca e seu alivio muscular é somente temporário, além disso, esse hábito pode gerar problemas futuros. Portanto, os cuidados são simples e básicos. Não é necessário nenhum sacrifício. Apenas bom senso".

Saiba Mais
1. Evite
-Bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos
-Fumaça;
-Poeira e pó de giz
-Tosse e pigarrear
-Bebidas e comidas fervendo ou muito geladas
-Gritar (reserve o grito para emergências e pedir socorro);

2. Em situação de Gripes ou resfriados:
-Se estiver rouco procure fazer repouso vocal (ficar em silêncio);
-Não sussurre, pois o sussurro força ainda mais as pregas vocais.
-Não se automedique nem use pastilhas. Procure um médico.
-Faça inalação somente com soro fisiológico (ou nebulização caseira com água quente, sem adicionar medicamentos ou aroma).

3. Alimentação saudável:
-Mantenha-se em forma e faça uma alimentação saudável.
-Beba bastante água, pois ajuda a lubrificar as pregas vocais.

4. Para uma boa projeção vocal:
-O corpo deve estar relaxado e bem posicionado, com o peso do corpo distribuído igualmente sobre os pés.
-O queixo paralelo ao solo e as vias respiratórias desobstruídas.
-A expressão corporal também auxilia na emissão da mensagem.
-Evite roupas apertadas, principalmente no torso e pescoço.

ENTENDA UM POUCO SOBRE O SISTEMA FONATÓRIO:
O nariz é o órgão preparado, por sua anatomia, para aquecer, umidificar e filtrar o ar que vai para os nossos pulmões. Por isso apesar de respiração bucal ser a que capta a maior quantidade de ar, não é a mais saudável. A respiração correta é a abdominal (usando o músculo diafragma), sem movimentação dos ombros.

Quanto mais utilizamos a voz maior deve ser a hidratação para a reposição de saliva. A hidratação pode ser feita pela umidificação do ambiente, inalação direta de vapor, beber água e repirar pelo nariz.
Evite "choque térmico" nas pregas vocais; tome líquido em pequenos goles, devagar, mantendo-o um pouco na boca para "estabilizar" a temperatura antes de engolir.

Música para todos
Diferente do que muitos acreditam, aula de canto não se limita apenas para quem usa a voz com finalidade estética, mas também aos que utilizam as cordas vocais constantemente como professores, vendedores, comentaristas, palestrantes, pregadores, atendentes de telemarketing e tantas outras ocupações que obrigam as pessoas a variar a voz em tons e timbres constantemente e que se revestem de mitos numa tentativa de se poupar do desgaste sofrido, devido à falta de conhecimento técnico. Portanto, é preciso em primeiro lugar usá-la corretamente.

Quando uma criança começa a falar?

Quando uma criança deve começar a falar?

Uma criança aos 12 meses usa mais a comunicação através de choro, gestos, olhar, gritos, sorriso do que a linguagem, mas já inicia a procura da comunicação através da fala e linguagem.

Por volta dos 2 anos já deve ser capaz de usar a comunicação para interferir no meio em que vive. Deve ter habilidades comunicativas tais como o uso de algumas palavras para pedir, mandar, nomear, negar, etc.
Além disso, já deve compreender situações que envolvam linguagem e atender as solicitações daqueles que com ela interagem.

Meu filho me entende, mas não fala. O que devo fazer?
Não é esperado que uma criança depois dos 2 anos tenha uma defasagem grande entre a compreensão da linguagem e expressão oral.
Por exemplo: entende tudo o que lhe é solicitado, mas não consegue se expressar através de palavras, ainda que use gestos para se fazer compreender.
Neste caso é importante que um fonoaudiólogo avalie a criança para conhecer as causas dessa defasagem, poder orientar a família e, se necessário, interferir de forma terapêutica.

Meu filho fala errado. Será que ele vai superar isso sozinho? Até quando esperar para pedir ajuda?
Às vezes por volta dos quatro anos à criança ainda troca alguns sons da fala, mas é importante avaliar se isto ocorre por uma questão de desenvolvimento ou se há algum desvio nesse processo.
Um fator importante desde o início do desenvolvimento é observar a inteligibilidade da fala, por exemplo: a criança só é compreendida pela mãe, ou tem uma linguagem peculiar que persiste por algum tempo. Sendo assim é importante levar a criança para realizar uma avaliação fonoaudiológica.

Existem algumas etapas pelas quais as crianças passam para desenvolver suas funções orais (sucção, deglutição, respiração, mastigação e fala).
Para que as funções se desenvolvam de maneira satisfatória é preciso que se respeite e estimule as etapas de desenvolvimento e evite maus hábitos orais.
Com relação aos sons (fonemas), podemos considerar os parâmetros abaixo para estarmos atentos a eventuais alterações ou dificuldades.

Fonema (som) Aquisição Fixação
/p/ /b/ /m/ /n/ → 1a 6m 3a 6m
/k/ /g/ /d/ /t/ → 2a 3a 6m
/l`/ ň/ /f/ → 2a 3a 6m
/r/ /R/ /l/ /s/ /ŝ/ →3a 4a
/z/ /v/ /ž/ → 3a 6m 4a
/ſ/ → 3a 6m 4a 6m

Legenda:
l` = representa o som do /lh/ → paLHaço
ň = representa o som do /nh/ → niNHo
r = som do R inicial ou 2 R. → Rua, cachoRRo
R = som do R aspirado (final) → floR
ŝ = representa o som de /x/ ou /ch/ → CHuva
ž = representa o som do /j/ ou /g/ com /e/ e /i/ → Gelo
ſ = representa o som do R fraco → paRa, pRato

Mais uma vez, é importante lembrar que estes são parâmetros para base de estudo, mas que existem variações de criança para criança.
PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO!

O que leva os pais a procurar atendimento fonoaudiológico:
Crianças pequenas: até 6 anos (pré-escola)

Criança que demora a começar a falar:
-Não se comunica
-Não faz questão de estabelecer nenhum contato com o outro
-Só usa gestos para se comunicar
-Só usa uma fala incompreensível
-Troca sons da fala
-Baba muito
-Parece não entender a linguagem do outro
-Parece não ouvir sons do ambiente
-Parece não ouvir sons da fala
-Gagueja
-Fala “enrolado”
-Fica rouca constantemente
-Fala com a língua entre os dentes
-Fica sempre de boca aberta
-Dorme de boca aberta
-Baba no travesseiro
-Cospe ao falar

Crianças entre 6 e 12 anos
-Não compreendem mensagens mais elaboradas ou implícitas
-São muito prolixas
-Esquecem palavras
-Gaguejam
-Falam pouco e buscam forma de comunicação alternativa
-Crianças que não conseguem ser alfabetizadas
-Trocam letras na escrita
-Passam os problemas da fala para a escrita
-Não conseguem ler direito
-Não compreendem o que lêem

Disfonia Ocupacional



Disfonia ocupacional é um transtorno da voz decorrente da ocupação profissional, provocado ou agravado pelo uso desta no ambiente de trabalho ou por exposição a agentes nocivos como produtos químicos, resíduos industriais, dentre outros poluentes.

Os sintomas mais comuns são:
-cansaço para falar ao final do dia,
-rouquidão ao acordar,
-quebras ou falhas no som da voz,
-rouquidão,
-pigarro em excesso,
-voz fraca,
-dor ou desconforto laríngeo ao falar.

Muitas são as classes atingidas por problemas vocais decorrentes do trabalho:
-professores,
-advogados,
-telefonistas,
-vendedores,
-operadores de telemarketing,
-e todo indivíduo que faça uso da sua comunicação vocal como instrumento de trabalho.

No Brasil a maioria dos problemas vocais ocasionados pelo uso ocupacional não recebe a devida valorização por parte dos empregadores e da legislação trabalhista.
Poucas são as empresas e instituições que investem em medidas a fim de garantir a saúde vocal dos trabalhadores.
Entretanto, todos os profissionais que necessitam preservar a integridade da sua comunicação devem avaliar e acompanhar periodicamente sua saúde vocal com um médico otorrinolaringologista.

O fonoaudiólogo, especialista em voz, poderá não somente contribuir em situações onde já tenhamos uma alteração vocal instalada, como também prevenir futuras complicações vocais decorrentes da ocupação profissional.

O acompanhamento da saúde do trabalhador deve ser programado e fazer parte de um projeto que reduza e/ou controle todos os fatores de risco, caso contrário poderá não trazer os resultados esperados.

Sabe-se que o trabalhador deve ser avaliado no momento da sua contratação, anualmente e no momento do seu desligamento da fonte empregadora.
O objetivo é documentar e acompanhar a condição prévia e atual de saúde do indivíduo, além de podermos conter ou prevenir o surgimento de um problema maior de saúde.

Pode-se ainda aprimorar a voz e a comunicação dos trabalhadores para que estes obtenham maior resultado em suas ações.
Vendedores com maior capacidade de argumentação e com uma abordagem vocal mais adequada junto ao cliente, poderão obter resultados melhores nos indicadores de venda da empresa.
Em outra situação se imaginarmos um professor universitário, este poderá aprimorar sua comunicação e assim sua interação com os alunos, melhorando o aprendizado e o interesse pelo conteúdo.
Saiba que a comunicação é uma habilidade possível de ser aprendida e melhorada.

Se você é profissional da voz faça a auto-avaliação abaixo e saiba se precisa evoluir no seu processo de comunicação verbal.
Agora se você é empregador de profissionais que dependem da voz e da fala, consulte-nos para conhecer nossas propostas de assessoria e consultoria em comunicação.
A forma como seu colaborador atende seus clientes internos e externos reflete a imagem da sua empresa.

Se você usa sua voz como ferramenta de trabalho, faça o teste:
Aponte quantas afirmações abaixo você responderia positivamente.
-Fico com a voz rouca e cansada ao final do dia.
-Quando vou falar não sei como minha voz sairá.
-Preciso respirar muitas vezes enquanto falo, pois o ar acaba rápido.
-Sinto muito pigarro e necessidade de tossir e pigarrear constantemente.
-Preciso repetir o que falo para ser compreendido.
-As pessoas pedem para que eu explique novamente o que acabei de falar.
-Preciso gritar para conquistar o espaço de fala em determinados grupos.
-Não gosto da minha voz e/ou do meu modo de falar.
-Acredito que sofro prejuízo profissional por causa da minha voz e/ou fala.

Se você respondeu SIM para alguma destas afirmações, não deixe de consultar um especialista que lhe ajudará a avaliar sua insatisfação.

Disfonia em bebês e crianças



Disfonias em bebês e Crianças

Mamães, fiquem alertas para as alterações na voz do seu filhinho.
São as chamadas disfonias causadas por fatores orgânicos ou funcionais.
Do ponto de vista orgânico, há as anomalias estruturais, geralmente congênitas, e os traumatismos laríngeos.
Quando há alteração vocal evidente desde o nascimento, estes fatores devem ser investigados por um otorrinolaringologista.
Há ainda problemas relacionados às alergias, principalmente do aparelho respiratório.
As causas funcionais são as mais freqüentes.

O abuso vocal é fato freqüentemente observável na maior parte das crianças, o que pode ser facilmente detectável nas atividades diárias da criança como em festinhas infantis, durante o horário de recreio da escola, durante a realização de esportes como o futebol.
Porém, observamos que o abuso vocal realmente prejudicial é aquele que se caracteriza por emissão tensa, nervosa e/ou forçada.
Neste aspecto, é importante ressaltar que o ambiente que a criança vive deve favorecer sua participação comunicativa, oferecendo condições para que ela se expresse e seja ouvida.
Modificar o comportamento vocal de uma criança não é tarefa fácil.
Os pais neste momento colaboram com este processo.

Toda criança precisa de ATENÇÃO.
Muitas sentem-se deixadas de lado, e para chamar a atenção acabam falando com voz muito elevada, gritando, querendo dominar o ambiente através da voz, o que é extremamente prejudicial.

É importante salientar que alterações de voz são sintomas a serem observados e avaliados.
A presença de nódulo vocal (calo nas pregas vocais) é significativa na infância, mais freqüente nos meninos, e merece tratamento especializado.
A caracterização da família é fundamental neste processo, modificando eventuais características ambientais e auxiliando a criança na identificação de seus abusos. Seria interessante que os pais, ao detectarem que a voz da criança altera-se com freqüência, não importando a faixa etária, investigassem.

Os profissionais especializados para avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu filho são o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo.
O trabalho fonoaudiológico junto as crianças conta com a participação ativa da família para que os comportamentos da criança com relação à sua voz sejam modificados.

Mamãe, observe no seu filho os seguintes comportamentos e os cuidados que podem ser realizados:
-Quando o bebê chora muito forte, quase gritando poderá ficar rouco, o que às vezes, ocasionará alterações em sua voz.
-A agressividade, insegurança, imitação de animais, apresentadores de programas, de personagens de desenhos também podem provocar alterações.

-Alertar a criança para que não grite, mas para isso, devemos prestar atenção ao que ela tem para dizer.
-Interessar-se por suas atividades. Perguntar o que estão fazendo, se estão gostando, por exemplo, o que você fez na escola hoje?
-Reduzir a competição vocal: evitar tornar o ambiente agitado e evitar freqüentar sempre locais agitados, onde todos querem falar ao mesmo tempo.
-Identificar certos abusos vocais: imitar animais, lutas, monstros, carros. Tentar substituí-los por estalos de língua e vibrações de lábios e língua.
-Combinar com a criança certos sinais para quando ela estiver cometendo um abuso, para não chamar sua atenção na frente das outras pessoas.
-Crianças alérgicas à poeira, perfumes, talcos, e até produtos de limpeza podem ter alterações vocais, bem como as crianças gripadas.
-A criança que possui uma deficiência auditiva pode apresentar um tom de voz mais elevado, isso porque ela não escuta ou escuta muito pouco a sua voz tendo que falar mais alto para se ouvir.
Em contrapartida, crianças ou adultos que convivem com deficientes auditivos devem prestar atenção ao seu tom de voz elevado para não prejudicarem suas pregas vocais com alterações por esforço ao falar.

Cuide da voz do seu filhinho.
Qualquer alteração consulte um especialista.
Assim você poderá evitar sérias complicações.

Alimentação e Voz: Orientações para o profissional da voz


Cuidados com a alimentação incluem a necessidade de dosar vários tipos de alimentos para garantir refeições equilibradas e nutritivas.

Para profissionais que trabalham com a voz recomenda-se uma dieta com carboidratos (grãos, massas e legumes), verduras e frutas com baixos níveis de gordura são altamente recomendáveis.

Saiba que o efeito dos alimentos pode ser notado na voz por cerca de três horas após a ingestão.
Então o profissional que vai utilizar-se de sua voz como ferramenta de trabalho deve-se prevenir e evitar alguns alimentos até 3 horas antes de seu uso vocal.

Quando atuar pela manhã procure ingerir no desjejum sucos cítricos ou chá de frutas/ervas e muitos grãos (tipo granola), cuja mastigação prepara a musculatura perioral para a fonação.
A maçã é indicada por sua ação adstingente e também por favorecer o relaxamento vocal e estimular a dicção.

Nos intervalos sugere-se a ingestão de barrinhas de cereal, que suprem a necessidade de energia e exigem a mastigação, que por sua vez favorece o relaxamento da musculatura.

Veja os alimentos mais indicados e os contra-indicados para antes do uso da voz:

Evite:
-leite e derivados
-Alimentos gordurosos e condimentados
-café, chá mate, chocolate e chá preto
-refrigerantes ou outra bebida gasosa
-bebidas muito quente ou muito gelada.

DÊ PREFERÊNCIA
-Sucos cítricos
-Frutas duras, como a maçã, por exemplo, que ajuda na higienização da cavidade oral
-Líquidos mornos, chás de frutas e ervas
Mel: sobretudo associado ao limão

Obs.: Seja prudente com a utilização de própolis, que pode causar em excesso irritação da mucosa da faringe, e de gengibre, que pode causar irritação na mucosa gástrica.

Mitos e Verdades sobre Voz


Como lidar com a voz profissional
Antes de usar remédios, é importante compreender quais são os inimigos da boa voz

Quem já não foi aconselhado por amigo ou parente a tomar um chá, a chupar uma pastilha ou a se servir de um spray mágico para aliviar dor de garganta ou voz rouca?

Inúmeros artifícios espantosos já foram utilizados na tentativa de curar possíveis distúrbios da garganta: suco de caranguejo, de alho, de urtiga, óleos diversos, miolo de pão – utilizados pelos cantores antes de uma apresentação, sob o pretexto de "abrir a garganta", até urina de vaca sagrada, no caso dos indianos – são receitados com base na crendice popular.

Antes de utilizar supostos remédios para males que afligem a voz, é importante compreender quais são os inimigos da boa voz, os hábitos nocivos que prejudicam as pregas vocais e podem danificar seus delicados tecidos.

Saúde vocal é um termo amplo, relacionado com procedimentos necessários à conservação e à longevidade da voz. As normas básicas de saúde vocal são praticamente desconhecidas pela população.
Atualmente, além de intensamente estudadas, elas vêm sendo aprimoradas pelos fonoaudiólogos.
Cantores, atores, jornalistas, professores, padres, oradores e outros profissionais podem, por meio dessas orientações, identificar e corrigir eventuais danos e aprender regras práticas para utilizar a voz com menos esforço e maior rendimento.

VERDADES E MENTIRAS

1- O profissional da voz deve usar pastilhas, sprays, balas de hortelã ou gengibre para manter a voz saudável?
Não. Esses recursos possuem, na maioria das vezes, efeito anestésico, o qual apenas mascara a dor na garganta, dando sensação de falsa melhora.
E também podem irritar, prejudicando ainda mais o estado das mucosas.
A viscosidade e a quantidade da saliva também são alteradas.
Antes do uso da voz, é recomendável que o profissional coma maçã ou salsão, pois são adstringentes (deixam a saliva "fina").

2- É válida a combinação de mel e limão ou de vinagre e sal?
Tais misturas também devem ser evitadas.
Sabe-se que o mel faz bem para a saúde em geral, mas antes do canto, do uso da voz, causa espessamento das secreções.
O limão e o vinagre ressecam as mucosas.
Não devem ser usados com objetivos vocais.
Entretanto, gargarejo com um copo de
água morna e uma pitada de sal pode auxiliar, pois "o calor dilata os vasos e o sal tem efeito antisséptico".

3- Café e chá preto fazem mal à voz?
Essas bebidas contêm cafeína, que estimula o refluxo gastroesofágico (passagem do suco gástrico para o esôfago).
Para algumas pessoas, pode ocorrer, além disso, o refluxo faríngolaríngeo: subida do suco gástrico à laringe e às pregas vocais.
O suco gástrico é altamente irritativo e produz lesões na delicada mucosa das pregas vocais e das estruturas da laringe.
O café descafeinado pode ser um bom substituto; porém, alguns indivíduos reagem negativamente a ele, devido à sua maior acidez.
O chá preto pode ser substituído por chá de frutas ou de flores, como maçã, camomila ou rosas.

4- Existem esportes que favorecem a produção vocal mais do que outros?
Atividade esportiva é sempre recomendada para a saúde geral do corpo e para uma produção vocal de maior resistência.
A natação e a caminhada ajudam a melhorar a respiração.
Exercícios de alongamento são bons para o aumento da flexibilidade e a diminuição de tensão.
Estudos recentes mostram que não há esportes prejudiciais à produção vocal.
Apenas os exercícios não devem ser realizados conjuntamente à fala e à vocalização, pois ocorrerá uma sobrecarga do aparelho fonador.

5- Faz bem beber conhaque ou gargarejar com uísque antes de cantar?
Não. É evidente que, sob o efeito do álcool, inicialmente o indivíduo se sente mais descontraído, e a laringe, levemente anestesiada.
Assim, o esforço feito para cantar não é percebido, e o cantor pode erroneamente crer que está cantando melhor.
Por isso, acaba cometendo abusos vocais, cujas conseqüências (ardor, queimação, sensação de "bolo" na garganta e voz rouca) só perceberá passado o efeito do álcool. Dependendo ainda da dose ingerida, poderá perder o controle fino da afinação, do volume de voz, emitindo articulação imprecisa e voz pastosa, além de provocar ressecamento da mucosa e estímulo do refluxo gastroesofágico.

6- Como deve ser a alimentação do profissional da voz?
Equilibrada e basicamente protéica para dar força e vigor ao tônus muscular. Alimentos pesados, muito condimentados e refrigerantes dificultam a digestão e a movimentação livre do diafragma.
Verduras e frutas bem mastigadas soltam a musculatura da mandíbula – deixando-a flexível e melhorando a dicção.
Antes de cantar, não se deve ingerir chocolate, leite e seus derivados, pois aumentam a formação de secreção, prejudicando a ressonância e produzindo pigarro.
Maça, cenoura e morango ajudam a diminuir a secreção – deixando a saliva menos espessa e facilitando a emissão e a ressonância.
A maçã especialmente, possui ação adstringente além de trazer relaxamento ao sistema oral.

7- Alimento e/ou bebida gelada fazem mal?
Alimentos e bebidas muito gelados podem ser nocivos, pois, em indivíduos predispostos, provocam choque térmico, causando uma descarga imediata de muco e edema das pregas vocais. Dessa forma, antes de deglutir sorvetes ou líquidos gelados, é conveniente mantê-los na boca por alguns segundos.
E após a ingestão de sorvete ou outro produto gelado, recomenda-se ingerir um pouco de água em temperatura ambiente para que se regularize a temperatura local e as pregas não sejam usadas sob esforço pelo resfriamento.

8- É certo pigarrear para tirar a secreção da garganta?
Não, porque, na tentativa de expelir a secreção, raspa-se uma prega vocal contra outra, causando irritação da mucosa e descamação do tecido.
O mais adequado é a hidratação (ingestão de 7 a 8 copos de água por dia): assim a secreção torna-se menos viscosa e automaticamente diminui a vontade de pigarrear.

(Boa hidratação garante também melhor vibração das pregas vocais e, em conseqüência, melhor timbre de voz.) Outra dica é inspirar profundamente pelo nariz e deglutir logo em seguida.

Antes de acatar qualquer receita popular sobre como melhorar a voz, convém refletir:
1) Quem indicou tal procedimento?
2) Que sensação provoca a prática dessa receita?
3) Que mudanças ela traz à rotina de quem usa?
4) Que conhecimento seguro existe sobre a causa da melhora obtida? Se é que houve?

Para evitar surpresas desagradáveis, desaconselha-se fazer tais testes antes de alguma apresentação ou uso da voz.
Problemas de voz podem colocar em risco a profissão de uma pessoa, mas são facilmente tratáveis quando correta e precocemente identificados.
Quem está descontente com sua voz, pode melhorá-la com tratamento e/ou treinamento por um fonoaudiólogo especialista na área da voz.

Saúde Vocal do profissional da voz


A SAÚDE VOCAL DO PROFISSIONAL DA VOZ

A utilização da voz humana como forma principal ou exclusiva de trabalho categoriza as profissões em dois grandes grupos: vocais e não-vocais.

As áreas da comunicação e artes, em especial os locutores, cantores e atores fazem parte do grupo dos profissionais vocais.
Para estes a voz é seu principal instrumento de trabalho, embora nem sempre eles tenham consciência disso.
É importante ressaltar que para ser um bom profissional desta área é fundamental cuidar bem da voz, mantendo saúde e estética vocal.
Para tanto deve-se buscar a orientação e acompanhamento vocal com profissionais habilitados, pois a manutenção saudável e estética da voz garantem a estes permanência no mercado de trabalho.

Hoje, na era da comunicação, já é mito afirmarmos que somente os vocalmente "bem-dotados" podem exercer profissões vocais.
As práticas fonoaudiológicas, legalmente reconhecidas na área da saúde, auxiliam no desenvolvimento do potencial vocal saudável sem recursos medicamentosos ou cirúrgicos.
Apesar disso, o desconhecimento da higiene vocal tem levado muitos a manifestarem doenças laríngeas leves, e as freqüentes repetições destas afecções chegam até mesmo à agravamentos que culminam em tratamentos cirúrgicos.

O alto índice de alterações vocais nos profissionais da voz tem merecido especial atenção dos fonoaudiólogos, pois a utilização da voz inadequada, resulta em uso abusivo do aparelho fonador.
A exposição aos fatores nocivos como falar/cantar prolongadamente em ambientes ruidosos, sem tratamento acústico apropriado, ou mesmo o inocente hábito de pigarrear bruscamente, sempre antes do ato da fala, deixam o falante mais vulnerável.
Alguns profissionais utilizam erradamente como prevenção aos problemas vocais pastilhas, conhaques, gengibre, sprays, entre outros.
É ainda muito comum encontrarmos locutores, atores e cantores dedicando grande parte do seu tempo em ensaios e preparos de leituras, sem contudo investir igual atenção na forma saudável de apresentá-las.

É preciso conhecer e desenvolver medidas preventivas, mudando pequenos hábitos e comportamentos no nosso cotidiano, não apenas quando a rouquidão aparece.
Alguns cuidados básicos devem ser observados, como:

1- disciplinar os horários de trabalho para que haja repouso vocal após cada apresentação;
2- hidratar-se com 7 à 8 copos de água por dia;
3- evitar a ingestão de drogas inalatórias ou injetáveis que têm ação direta sobre o laringe e a voz, além de alterações cardiovasculares e neurológicas.
4- evitar o uso do fumo, pois a aspiração provoca um super aquecimento e ressecamento no trato vocal deixando a voz mais grave (grossa);
5- utilizar roupas leves que permitam a livre movimentação do corpo, principalmente na região do pescoço e cintura, onde estão situados o laringe e o músculo diafragma;
6- evitar a ingestão de refrigerantes, comidas gordurosas ou condimentadas (principalmente nos horários de maior uso vocal), pois estes produzem gases e refluxo gastroesofágico prejudicando os movimentos respiratórios, além de lesar a mucosa;
7- evitar as mudanças bruscas de temperatura no ar ou líquido;
8- realizar exercícios de relaxamento regularmente, liberando a tensão corporal evitando a produção vocal com esforço e tensão;
9- realizar avaliações auditivas e fonoaudiológicas periódicas.
10- manter a melhor postura da cabeça e do corpo durante a fala ou canto.

O melhor seguro que os profissionais vocais podem fazer para preservar seu instrumento de trabalho é manter a saúde vocal.